Resolvi fazer uma lista do meus melhores de 2009. Acho que
aquele ano, com certeza, modificou a história da música, do
cinema, da cultura não só do Brasil, mas como a mundial.
Melhor Filme: 'Divã'.
Motivo: A história de uma mulher que resolve 'soltar a franga'
depois da separação foi um bom tema pra se fazer essa comédia
nacional. A interpretação de Lília Cabral é memorável, mesmo.
Melhor Atriz: Larissa Maciel.
Motivo: A interpretação dessa atriz como Maysa, na minissérie
de 18 capítulos exibida pela Rede Globo em janeiro de 2009,
com certeza é inesquecível. A gaúcha não só é aparentemente
idêntica à cantora de bossa nova, mas suas expressões eram
perfeitas. Ela não estava simplesmente interpretando aquela
cantora famosa, mas também uma mulher apaixonada, que
leva cada momento da sua vida com intensidade, e apesar dos
reboliços de sua vida, não deixava de fazer o que mais amou:
cantar. Realmente, a Larissa atingiu um patamar incontestável.
Melhor Ator: Vincent Cassel.
Motivo: Sua atuação no filme franco-brasileiro "À deriva" foi
realmente brilhante. O sotaque charmoso, e sua intensidade
no papel de um homem que tenta manter as aparências de
um casamento perfeito, e sofre junto com a família são pontos
positivos na atuação do marida da atriz Monica Belucci.
Melhor Produção de TV: 'Maysa - Quando fala o coração'.
Motivo: Além da ótima produção, o enredo e a história contada,
os atores dessa minissérie souberam interpretar suas personagens
com verdade e responsabilidade. A cena do acidente da cantora
na Ponte Rio-Niterói que abriram o primeiro capítulo, até as cenas
da Maysa cantora, da Maysa mulher, da Maysa apaixonada.
Em 18 dias pude ver o que muitas novelas não conseguem
mostrar em 7, 9 meses no ar.
Melhor Música: 'Poker Face' / Lady GaGa.
Motivo: Sem muito o que dizer, essa música simplesmente é
um arraso. Em toda sua execução, podemos despertas as mais
diversas sensações, como prazer, raiva, amor e alegria.
Melhor Clipe: 'Habbit Heart (Raise it up)' / Florence & The Machine.
Motivo: Um clipe meio hippie, medieval, underground ou o que quiser
achar. Além da coreografia que procura mostrar a alegria individual,
pode se entender claramente a história que está sendo contada.
Cabe ao espectador interpretá-la como achar melhor.
Melhor Artista: Chico Buarque de Hollanda.
Motivo: Não, ele não lançou nenhum cd esse ano, mas com certeza,
muito se ouviu falar dele nesse ano. Além de cantor, Chico também é
escritor e compositor. Suas últimas publicações são ótimas, uma até
acabou indo parar no cinema, o 'Budapeste'. O eterno poeta brasileiro,
que sabe ler cada parte do corpo de uma mulher, ou o grande defensor
da pátria com suas músicas que contém algum sentido político. De todas
as maneiras, Chico será lembrado, sua cabeça é invejável.
Melhor peça: 'Liberdade' de Adriana Sottomaior (Teatro Lala Schneider).
Motivo: Com um pequeno espaço de palco, uma turma de iniciantes
conseguiu dar vida a uma história de liberdade. Ou melhor, não só uma,
mas sim várias histórias de liberdade. Todas contadas com muita atenção
e responsabilidade, e acima de tudo, com verdade.
Revelação: Monaco Beach, banda curitibana.
Motivo: Com as batidas ótimas dessa banda que foge dos estereótipos
da bandas que estão surgindo ultimamente, pode se ouvir um ótimo
som. A presença de palco e a harmonia são ótimas.
Por Willian Aust.
Nenhum comentário:
Postar um comentário