20 de setembro de 2012

Eleições 2012: Quatro perguntas para Rafael Greca


Candidato à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca é engenheiro, urbanista, poeta e historiador. Já foi deputado estadual e federal, ministro do Esporte e Turismo na segunda gestão FHC, secretário de Estado e prefeito de Curitiba entre 1993 e 1997. Entre suas principais realizações estão os Faróis do Saber, cartões postais como o Parque Tanguá e o Bosque do Papa e o primeiro restaurante popular do país. Greca respondeu-me algumas perguntas:

A geração nascida nos anos 90 cresceu assistindo nos horários eleitorais projetos futuristas para o metrô curitibano. Caso seja eleito, o senhor pretende colocá-lo finalmente em funcionamento ?

O metrô curitibano pode ter 5 vezes mais rentabilidade se - ao invés de um túnel de 12 km entre o Pinheirinho e o Centro - tiver 60 a 75 km de percurso aéreo ou de superfície. Claro que quero fazer. A minha diferença do atual prefeito é que a obra dele é para 10 a 15 anos de conclusão. A nossa em 3 anos fica pronta. 

Curitiba não tem praia, mas possui belos bosques e parques. Na Fundação Cultural de Curitiba, o senhor idealizou dez parques que hoje são cartões postais de beleza peculiar. Quais suas propostas para o lazer do curitibano ?

Curitiba pode ter mais 50 parques, pois tem 99 bosques nativos preservados desde 1970. Quero fazer pelo menos 2 parques espaços culturais: um dedicado ao continente de Godwana, nossa América quando era unida à África. Temos aqui o acervo geológico de Reinhardt Maack, alemão com família curitibana, explorador tanto da Namíbia - onde descobriu grutas pré-históricas - quanto do Rio Ivaí, do Rio Tibagi, do Rio Piquiri, do Rio Paraná e do nosso Rio Iguaçú. Em Godwana, antes do Dilúvio, já frutificavam e floresciam as araucárias, nossas árvores pré-históricas. O outro parque que quero fazer evocará os 100 anos da Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil, glória de Curitiba. Que tal uma universidade de arame, sugerindo o prédio com cúpula de Bergonsen e Baeta de Farias que foi demolido para dar lugar ao atual prédio monumento da praça Santos Andrade?  

Como um eterno piá curitibano, que lugar da cidade lhe marcou na infância e que ainda lhe ocasiona boas lembranças ?

O centro histórico da cidade, a colina do alto de São Francisco. Ali, fui coroinha nas igrejas. Ali joguei bafo disputando figurinhas premiadas nas esquinas. Ali corri de carrinho de rolimã, o avô do skate, ladeira da Almirante Barroso abaixo. Ali saboreei as delícias da padaria América nos tempos do padeiro Bruda e de dona Elza Engelhardt. Ali dancei meus primeiros bailes nos salões vienenses do Clube Concórdia. Ali vi o mercado de carroças com as colonas oferecendo hortaliças em seus últimos dias.
 

Qual sua mensagem para a juventude e o que ela pode esperar do Rafael de Curitiba ?


Uma cidade confortável para os jovens, onde os jovens serão protagonistas, sujeitos da sua própria história. Uma cidade divertida e culta, moderna e justa. Wi-fi, Hi-tech, wireless ligadona. 

2 comentários:

  1. Ficou bem legal a entrevista. Ele parece um bom velhinho. ^^

    ResponderExcluir
  2. Ficou bem legal a entrevista. Ele parece um bom velhinho. ^^

    ResponderExcluir