24 de abril de 2013

Trilhos do regresso


Problema crônico que não poderia ser admitido na sétima economia mundial, o caos do sistema de transportes só salienta o despreparo do Planalto em realizar grandes obras estruturais; projetos de primeiro mundo inundam as campanhas publicitárias do PT e fazem geminar no coração dos brasileiros a esperança de novos tempos na locomotiva do desenvolvimento. No fim das contas, brasileiros persistem empilhados uns sobre os outros nos ônibus urbanos, as rodovias concessionadas se mantêm tão custosas quanto congestionadas e os trens, trens-bala, metrôs de superfície e VLTs não passam de sonhos bons, ao passo que o gasto para transportar a fatura das nossas lavouras aumenta ano a ano. 
Em breve, o norte do Paraná será interligado pelo "Trem Pé-Vermelho", uma ligação ferroviária regional que transportará passageiros entre as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá. A ministra Gleisi da Casa Civil, braço direito da presidenta e provável candidata ao governo do estado, obviamente torce para a consolidação do projeto, afinal, esses trilhos podem ajudá-la a chegar com mais tranquilidade ao Palácio Iguaçu. Serão aproximadamente 150 km que atenderão 36 mil passageiros por dia, beneficiando uma das mais férteis e desenvolvidas regiões do país. Interesses políticos à parte, é importante salientar os benefícios que obras como esta trazem a uma região, seja na geração de empregos, na mobilidade dos passageiros ou no saturado trânsito rodoviário.  Além desse, com menos avanços, outra dezena de projetos ferroviários regionais estão em estudo. Uma pena que o Brasil se locomova pelos trilhos da incerteza sustentado pelos dormentes do não-se-sabe-quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário