15 de agosto de 2009

By Mexico, made in Brazil

Como não tive nada pra fazer nessa noite de
sexta, repeti o hábito de milhões e milhões de
brasileiros: sentar no sofá e assistir novela.
Com certeza as telenovelas brasileiras são as
melhores do mundo, mas ainda assim, os
mexicanos sabem 'negociá-las' melhor. Dessa
vez fui assistir 'Bela, a feia' que estreiou na
semana passada na Record. Sinceramente, a
sintonia da novela é engraçada, dinâmica e com
requintes de boa produção. Mas mesmo assim,
essa novela perde por um detalhe essencial:
esta novela não é daqui. A Record fechou um
contrato com a Televisa, um império no ramo
de teledramaturgia mundial no México. Lá são
cerca de 8 novelas diárias, mais de 500 mil peças
de figurino no estoque, e é lógico, o slogan
irônico de seus 'dramalhões mexicanos', tais como
'Maria do Bairro', 'Rebelde', 'A Usurpadora' e afins.
O remake, a adaptação, de 'Bela, a feia' foi feita
da novela 'A feia mais bela', e já foi copiado em
27 outros países. O famoso seriado americano
'Uggly Betty' também tem o formato mexicano.
Apesar da qualidade técnica, no elenco de feras,
na sonoplastia perfeita e na ambientação no Rio
de Janeiro, ainda assim é um produto importado.
Ao invés de criarmos nossas próprias histórias,
compramos, só pelo simples fato de ser 'um sucesso'.
Creio que o maior sucesso pra um autor de uma
novela é poder ter uma novela sua no ar, e não
há maior reconhecimento pra um brasileiro no
exterior do que suas telenovelas, melhor do que
ser lembrado pelas 'beautiful girls' e pelo 'footbal'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário